Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O fumo de corda.

Imagem
O fumo de corda - também chamado de "fumo de rolo", "fumo crioulo" -  é constituído de folhas de tabaco torcidas e enroladas entre si, cuja forma final se assemelha à uma corda. É usado para enrolar cigarros de palha, para mascar ou para fumar no cachimbo. Além disso, em alguns casos é usado para combater pragas em hortas, principalmente as domésticas.
Depois que as folhas estão maduras elas são penduradas em galpões para murchar por quinze dias. Depois é retirado seu talo, porém em certos fumos ainda é deixado esse talo. Logo após, pega-se de quatro à oito folhas, conforme se deseja sua grossura final, utiliza-se um sarilho. O processo de cura do tabaco é de sessenta à noventa dias no sol, torcendo mais vezes e trocando o sarilho.
Geralmente sua cor é negra, possivelmente por conta do seu teor de nicotina, e também, se a terra onde seu plantio ocorreu for boa, pois quanto melhor a terra, mais grossas suas folhas nascem, então na hora de torcer acaba por sair maior quantidade do seu melaço.
Também acontece de seu nome, como "Arapiraca" ou "Poço Fundo", em certos casos, vem da região de onde é cultivado.
Ele pode ser vendido à granel, cortado já num pacote ou então desfiado.
Devemos lembrar sempre que seu uso é nocivo à saúde.

Alguns nomes de fumos: Arapiraca, Goianinho, Poço Fundo, Amarelinho entre outros.